Desenvolvimento, aplicação e apropriação local de técnicas de conservação de água e solo, e prevenção de processos de degradação por erosão e salinização em áreas sob escassez hídrica. Ênfase tem sido dada ao estudo experimental e numérico de processos hidrológicos, sedimentológicos, e hidrogeológicos em bacias experimentais e representativas, no semiárido. Objetiva-se assim a consolidação de banco de dados que possibilite estudos numéricos, estatísticos, geoestatísticos e experimentais de desempenho de técnicas de conservação. Três escalas têm sido consideradas: parcela, bacia experimental, e bacia representativa. As ações do Grupo estão articuladas a pesquisas em hidrologia e engenharia de água e solo, em rede com Universidades da Região Nordeste, Sudeste, bem como com Instituições do Reino Unido. O Grupo desenvolve estudos de técnicas de manejo agrícola para análise de risco e controle da salinidade em aluviões, eficiência de drenagem, e transporte de solutos. Atua também na potabilização de águas salobras e aproveitamento de rejeitos de dessalinizadores, bem como reuso de água de qualidade inferior. O grupo está envolvido em pesquisas na linha de recuperação de áreas degradadas por sais, utilizando técnicas de drenagem e plantas halófitas. Contribuições vêm sendo dadas na modelagem computacional de fluxo e transporte de sais em meios porosos. Ações de capacitação ambiental e gestão participativa são igualmente desenvolvidas.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2575862213385373
Instagram: las_ufrpe (https://www.instagram.com/las_ufrpe/)
Líder(es): Abelardo Antônio de Assunção Montenegro, Suzana Maria Gico Lima MontenegroAnualmente milhares de toneladas de resíduos são gerados a partir do processamento de produtos de atividades agrícolas, agroindustriais, industrias, domésticas ou até mesmo perdas no transporte; muitos destes representam risco a saúde e a preservação do meio ambiente. Geralmente os resíduos têm como destinação final, na maioria dos casos, os tradicionais sistemas de tratamentos associados a lagoas de estabilização e, em alguns casos, os lixões. O aproveitamento destes resíduos para uso na agricultura, geração de energia, bem como para obtenção de materiais de construção e pavimentação constituem, na maioria dos casos, alternativas sustentáveis. Constituem objetivos do grupo a avaliação do potencial poluidor dos resíduos e seu aproveitamento para fins energéticos, manejo de fitopatógenos, reuso de águas residuárias e salinas e, estabilização de solos. Para isto é formado por professores pesquisadores, Técnicos e estudantes de iniciação científica e de mestrados.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1150721728722609
Líder(es): Mário Monteiro Rolim, Elvira Maria Régis PedrosaO GAS desenvolve pesquisas na área de Agrometeorologia com ênfase em Grandes Problemas Globais ou Regionais (Desmatamento, Avanço de Fronteiras Agrícolas com destaque para Plantas CAM e Culturas de Ampla Ocupação, Mudança do Uso do Solo e Desertificação). Além disso, atua nas linhas de pesquisa de Interação Biosfera Atmosfera em Ambientes Agrícolas e Naturais, Produção de Forragem em Ambiente sob Pressão Abiótica, Convivência com a Seca, Processos Hidrológicos e Gestão dos Recursos Hídricos do Semiárido, Modelagem Aplicada à Sistemas Agropecuários, Manejo de Irrigação, Sustentabilidade, Resiliência Climática, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, Bioclimatologia Animal; Zoneamento Agrícola e de Risco Climático; Agricultura biossalina; Plantas Forrageiras, Industriais, Frutíferas e Alimentícias, Serviços Agrometeorológicos, Análises de Tendências e Séries Temporais; Geoestatística; SIG; Sensoriamento Remoto por Satélite e Câmeras, Micrometeorologia e Fenologia.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3832266182260423
Instagram: gefis.ufrpe (https://www.instagram.com/grupo_gas/)
O Grupo de Estudos em Agricultura Irrigada - GEAGRI, tem como missão promover, pesquisar e divulgar estudos e ações relacionadas a agricultura irrigada no Brasil e no Estado de Pernambuco em específico. Para isso, o GEAGRI conta com uma equipe formada por doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação na área de engenharia de água e solo, no qual investigam-se práticas agrícolas para elevar a produtividade de cultivos com base no manejo da irrigação e na qualidade e reuso de água.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6607576570049132
Instagram: geagri.ufrpe (https://www.instagram.com/geagri.ufrpe/)
Líder(es): Alexsandro Oliveira da Silva, Ênio Farias de França e SilvaO objetivo do GEFIS é atuar em pesquisas voltadas a salinidade e o manejo da fertirrigação em cultivos irrigados. Para isto, o grupo conta com docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, para realização de experimentos e demais atividades. Dentre as pesquisas realizadas pelo GEFIS, podemos destacar: uso de águas salobras em sistemas hidropônicos de baixo custo, irrigação por pulsos e reuso de águas advindas de esgoto doméstico. As pesquisas são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES, FACEPE.
Link: gefis.ufrpe (https://www.instagram.com/gefis.ufrpe/)
Líder(es): José Amilton Santos Júnior, Manassés Mesquita da SilvaDesenvolvimento de produtos, serviços e inovação, habilitados por tecnologias voltadas à agricultura digital dentro da cadeia de valor agrícola, dirigido ao fortalecimento do Agro Nordeste Digital, com ênfase em software e hardware que proporcionem soluções e ajustes nas etapas dos processos de produção agropecuária. Engloba a agricultura e a pecuária de precisão, a automação e a robótica agrícola, associado ao emprego de métodos computacionais, processamento de imagens, visão computacional, sistemas inteligentes, técnicas de big data e internet das coisas.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9238355640044032
Líder(es): Heliton Pandorfi, Gledson L. Pontes de Almeida